fbpx
preloder
My Post Copy (33)
My Post Copy 2 (6)

PARA QUÊ ROUBAR SE ATÉ NOS OFERECEM?!

Dan Monteiro
Digital Martketing Specialist


daniel@tgs-marketing.pt

Uma imagem vale por mil palavras!

OK, concordo. Que cliché mais antigo, não é? Mas continua bem válido. Nos dias que correm, criadores de conteúdos dos mais variados quadrantes e especialidades, têm à sua disposição uma vasta panóplia de “locais” onde obter imagens grátis, com imensa qualidade.

Mas atenção: Grátis não é sinónimo de legal. Não é pelo facto de aparecer no “google images” que nos dá o direito de utilizar uma imagem.

Photo by Martino Pietropoli

Vamos deixar, desde já, algo bem claro e esclarecido: Eu também fui “vítima” da democratização da fotografia. E tenho por este post uma relação de amor/ódio. Sou um apaixonado por fotografia. Já fotografei a nível profissional. Hoje, raros são os fotógrafos que se podem dar ao luxo de continuar com esta profissão. O mercado mudou. Mudou muito.

Arte é arte. E sempre que um determinado projecto tenha orçamento para tal, devemos contratar os serviços de um profissional. Esta é a minha convicção. 

Mas acontece que também sou profissional de marketing/multimedia. O que me faz necessitar de tirar partido do resultado desta “evolução” do mercado. Os bancos de imagens grátis!

Para os mais diversos objectivos (sempre tendo em conta o tipo de licença específico de cada imagem) é possível usufruir de fotografias de elevada qualidade e de forma muito rápida, complementar um projecto com o brio que ele merece.

Estes aspectos são bastante focados (embora de forma muito prática, divertida e orientada à criatividade) no nosso tão concorrido workshop “Conteúdos Like a Boss!”. 

O que me está a dizer?

Photo by Gabriel Matula

Calma! Eu sei, está à beira de um ataque de nervos com tanta conversa! O que quer mesmo é saber quais são os melhores bancos de imagens grátis não é?

Tudo bem. É justo. Afinal, foi para isso que abriu o artigo!

Aqui vai uma pequena lista dos que mais utilizo:

 

www.freepik.com

www.unsplash.com

www.pixabay.com

https://skitterphoto.com/

https://stocksnap.io/

http://stokpic.com/

https://www.pexels.com/

https://pikwizard.com/

 

Photo by Sérgio Rola

É normal que se sinta um pouco confus@ e perdid@ com todos estes “locais” onde pode fazer download de imagens gratuitas e com diversos tipos de direitos de utilização. Mas não entre em pânico. O mais importante de tudo é que agora já sabe as várias portas a que pode “bater”. É um excelente ponto de partida e permite que comece já a mudar radicalmente o tipo de fotos que utiliza nas construções gráficas do seu site, redes sociais, videos, etc.

Em breve irei publicar um artigo com mais dicas acerca deste tema! 

Ah, quem já fez o workshop, não pode revelar segredos nos comentários 🙂

Dan

COMENTÁRIOS

TAMBÉM VAI GOSTAR