fbpx
preloder
My Post Copy 2 (4)
My Post Copy 3

O MEU MAIOR SEGREDO DE 2018…

Dan Monteiro
Digital Martketing Specialist


daniel@tgs-marketing.pt

Aqui estou eu novamente, desta vez para revelar aquele que foi o meu maior segredo profissional de 2018!

Enquanto formador na área de produção de conteúdos para redes sociais, dou um enorme foco à area dos vídeos. Não só porque são o tipo de conteúdo mais eficaz em termos de captação de atenção e conversão (vendas), como também por serem os mais divertidos de executar!

A verdade é que existem diversas formas grátis de produzir e editar vídeos. Mas em 2018 comecei a utilizar uma ferramenta que me poupou muitas horas de trabalho e me possibilitou ser mais criativo, mais rápido e mais eficiente na produção de conteúdos (para mim, para os meus clientes e para os meus formandos).

Este vídeo, por exemplo, foi feito nessa ferramenta em pouco mais de uma hora:

 

 

Qual é afinal o segredo, perguntam vocês! Pois bem. Já que foi por isso que aqui vieram, é justo que eu revele!

 

 

O WeVideo é uma plataforma disponível para Web, Android e iOS que nos permite editar vídeos de uma forma simples, rápida e intuitiva.

Não interessa o nível de experiência em edição de vídeos. Mesmo que não tenha qualquer prática, irá muito rapidamente conseguir começar a editar e produzir conteúdos! Claro que não é uma poderosa ferramenta de edição. No entanto, essas ferramentas custam largas centenas de euros e requerem anos de aprendizagem. 

Aqui estamos a falar de algo simples o suficiente para que qualquer pessoa consiga utilizar sem ter de investir anos a aprender.

Eu trabalho há muitos anos com softwares como FinalCut, Premiere e AfterEffects. Para coisas mais simples, o iMovie é mais que suficiente. Ou era! Desde que utilizo o WeVideo alterei por completo o meu processo de trabalho.

Não só pela forma simples de utilizar mas também pela quantidade de recursos com licença de utilização que a ferramenta me disponibiliza. Vídeos, musicas, efeitos sonoros, fotografias, etc. 

Isto porque o WeVideo pode integrar um gigantesco banco de recursos diretamente a partir da aplicação! O que me poupa muitas (mas mesmo muitas!) horas de trabalho! E além disso, permite-me escolher logo ao inicio se pretendo um vídeo quadrado (os que mais utilizo para as redes sociais) ou no tradicional 16:9.

 

 

Quando falo em “poupar muitas horas de trabalho” falo também no aumento da eficácia do processo criativo.

O que quero dizer com isso? Vamos a um exemplo prático.

Imaginando que pretendo fazer uma promo de 10 segundos para uma imobiliária e pretendo começar o vídeo com pessoas felizes. Começo então por procurar estes recursos na própria aplicação (poupando-me assim o trabalho de os capturar e também de não correr o risco de utilizar conteúdos protegidos por direitos de autor):

 

 

Em poucos segundos, mediante a pesquisa “happy couple” encontrei um vídeo para a minha primeira cena! Um vídeo legal, com direitos de utilização e que posso adaptar ou animar de forma muito simples.

Caso não pretenda tirar partido dos fantásticos bancos de imagens, vídeos e sons (que são uma enorme mais valia) também pode editar os seus próprios vídeos. Basta fazer upload dos mesmos para a plataforma e tirar partido das diversas ferramentas disponíveis.

Tudo isto diz respeito à versão Web do WeVideo.

Mas outra enorme mais valia desta plataforma, são as suas versões para Android e iOS!

Aproveitando o facto de termos nos nossos smartphones um autêntico computador portátil (até mais poderoso do que tínhamos nos nossos computadores há alguns anos atrás!) o WeVideo permite-nos fazer edições muito competentes nos nossos dispositivos móveis! 

 

 

Como toda a plataforma trabalha em tecnologia cloud, conseguimos começar um trabalho no smartphone e continua-lo no computador! Isto porque está sempre tudo sincronizado. É fantástico não é?

Um pequeno exemplo, muito rápido, de criação de uma apresentação de fotos diretamente na app:

 

 

Claro que este exemplo foi feito sem qualquer cuidado ou personalização, apenas para efeitos de demonstração nesta publicação.

No entanto, cumpre o objectivo: Demonstrar a simplicidade com que se conseguem fazer edições em dispositivo móvel!

E paga-se?

Se quisermos!

Este é um tema com o qual me debato imenso durante as minhas formações. No workshop “Conteúdos Like a Boss” por exemplo, abordamos várias apps e serviços grátis, que nos permitem fazer conteúdos fantásticos.

Mas aqui entra também a matemática da nossa produtividade, criatividade e rentabilidade. Há o estigma que tudo o que está “online” tem de ser grátis. Na verdade, a grande maioria até é.

Mas outra verdade que é urgente desmistificar é que o custo/benefício de um determinado produto ou serviço pode ser absolutamente compensatório. Uma pequena fração do que nos custaria, se optássemos por outras soluções ou se gastássemos horas e horas à volta de alternativas grátis que nos consomem muito tempo. Quanto custa o nosso tempo? Não tem preço!

O WeVideo é um desses casos. Tem opção de utilização grátis. No entanto, por um valor muito baixo (para o partido que tiramos) é possível rentabilizar ainda mais esta plataforma.

Vamos fazer uma pequena reflexão:

 

 

Se eu optar por subscrever a mensalidade “Power” que me custa cerca de 4€ mensais, posso exportar 30 minutos de vídeo em alta definição, já quadrados, com efeitos fantásticos. Se eu fizer dois vídeos por mês, cada um desses vídeos custou-me, na prática, cerca de 2€.

Não me aborreci, não andei à navegar entre aplicações grátis para fazer funções diferentes. Tenho suporte técnico. Tenho um resultado final de excelência e não consumi o recurso mais precioso de todos: O meu tempo.

Considero este um fantástico investimento (para quem opta pela versão não grátis) e que nos permite sobressair!

Experimentem! Nada como experimentar, não é verdade?

Irei começar a fazer mais publicações relativas ao WeVideo e até alguns tutoriais. Irei também continuar a abordar esta solução (em conjunto com outras) no nosso workshop Conteúdos Like  Boss.

Espero que seja útil e  não se esqueçam de partilhar connosco as vossas criações!

Até já!

(clique para experimentar)

COMENTÁRIOS

MAIS ARTIGOS