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VENDER SEM VENDER…

Dan Monteiro
Digital Martketing Specialist


daniel@tgs-marketing.pt

O título deste mini artigo é no mínimo estranho! Bem sei.

“Então se eu não vender, como vou ganhar dinheiro e tornar o meu negócio viável?!”

De forma muito resumida, pragmática e até polémica, o facto é este: As pessoas estão fartas de si! E de mim! E de todos nós que consideramos as redes sociais como um megafone para o nosso negócio.

Qual a diferença entre um flyer que nos deixam no vidro do carro ou na caixa de correio e aquilo que diariamente fazemos para promover o nosso negócio nas redes sociais?

A grande diferença é que no primeiro caso, estamos a poluir o meio ambiente e no segundo, estamos a poluir o feed das pessoas que estamos a tentar atrair. De resto, não existem diferenças. A ineficácia é a mesma.

Da mesma forma que pegamos nos tais Flyers e os deitamos fora ou simplesmente não os retiramos da caixa de correio, os nossos posts altamente etiquetados de “ineficaz propaganda digital”, têm o mesmo sucesso nas nossas vendas que um pacote de açúcar numa feijoada salgada: Julgamos que é a coisa lógica a fazer, mas só estamos a mandar os nossos convidados embora ainda mais rápido!

Durante o último ano, tenho tido o privilégio de ministrar um workshop de marketing digital chamado “Conteúdos Like a Boss» onde faço um questionário interativo no início.

Os participantes são convidados a escolher, de forma honesta e imparcial à seguinte questão:

EU VOU ÀS REDES SOCIAIS EM PRIMEIRO LUGAR PARA…

  1. …Ir ver o que os meus amigos publicam.
  2. …Ir propositadamente comprar algo.
  3. …Ir descontrair e passar o tempo.
  4. …Ir ver as promoções

Invariavelmente, as opções 2 e 4 têm ZERO POR CENTO de escolhas!

Ou seja, se nós, enquanto consumidores, estamos nas redes sociais com uma predisposição inversa ao COMPRAR, porque motivo é que, enquanto gestores e negócios, estamos lá clara e objectivamente para vender?

Não faz muito sentido pois não?

E isso explica porque motivo a grande maioria das pessoas considera que as redes sociais ou não são uma boa forma de vendas ou gastam demasiado dinheiro em publicações pagas para conseguir atingir os objectivos mínimos.

VEJA-SE A LIDERAR E A AGIR COMO SE FOSSE LÍDER DE UMA TRIBO!

Vamos diretos ao ponto: A única forma de atrair potenciais clientes devidamente segmentados é não os tratando como potenciais clientes!

TEMOS DE SER INTERESSANTES para a comunidade se queremos que essa comunidade confie em nós.

Muito mais que ter foco na simpatia, é urgente que nos concentremos na empatia. Essa é a base da venda. A EMPATIA.

Existe um conjunto de técnicas, ideias e boas práticas para construir uma tribo eficiente nas redes sociais. Este artigo ficaria demasiado longo e é muito mais divertido fazer o Workshop Conteúdos Like a Boss.

Por este workshop já passaram empreendedores(as), consultores(as), marketers e marketeers, produtores de televisão e figuras públicas.

Cada vez mais pessoas estão a ganhar consciência que o MARKETING DE CONTEÚDO é crucial na estratégia digital e que, acima de tudo, há um novo conceito para que se venda mais e melhor nas redes sociais.

Aliás, é com este conceito que fecho este artigo:

A VENDA NÃO É UM PONTO DE PARTIDA MAS SIM UMA CONSEQUÊNCIA ÓBVIA!

Saudações Tribais!!

Dan

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