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SERÁ QUE O MEU NEGÓCIO DEVE ESTAR NO INSTAGRAM EM 2018/2019?

Dan Monteiro
Digital Martketing Specialist


daniel@tgs-marketing.pt

O Instagram fez, no dia 6 de Outubro de 2018, 8 anos.

Nestes últimos 8 anos, o crescimento do Instagram tem sido impressionante. Por falar nisso, vamos começar por ver os números relativos a este ano:

 

                                                         

 

Dá que pensar não dá? 

Dá que pensar em tudo, menos se devo ou não estar com o meu negócio no Instagram.

Dá que pensar em coisas tão urgentes como:

  • Estou a divulgar da melhor forma o meu produto/serviço? (no final da página encontra o link do nosso post “PARE DE VENDER!” e vai ver que talvez não esteja a fazer algumas coisas da melhor forma)
  • Estou a construir uma TRIBO?
  • Estou a transmitir bem a cultura, valores e personalidade do meu negócio?
  • Estou a tirar partido da publicidade?
  • Estou a captar novos clientes, estou apenas a alimentar seguidores que não compram, ou ambos?
  • Tenho uma estratégia definida?
  • Estou a analisar as estatísticas e dados demográficos do meu Instagram?

Estas são apenas algumas das questões urgentes. São muitas, mas não estão cá nem metade. A única que não precisa estar é esta: Devo estar no instagram, de forma ativa e eficiente e isso é bom para o meu negócio?

O Instagram tem uma taxa de penetração muito grande em Portugal. Diria até que, se tivermos de escolher quais as duas redes sociais onde investir energia, tempo e dinheiro em Portugal, devemos sem qualquer duvida dar prioridade ao Instagram e ao Facebook.

Um dos pontos mais interessantes (e invulgares) é que esta rede social é utilizada por mais mulheres do que homens. Isto que dizer que, se tem um produto/serviço cujo target é o público feminino, tem aqui uma enorme janela de oportunidade que não pode mesmo perder!

Claro que, a presença no Instagram obedece à mesma regra base da presença em qualquer rede social: O CONTEÚDO É REI! (o workshop “Conteúdos Like a Boss” pode dar uma grande ajuda…)

Dentro do reinado dos conteúdos, quem lidera as cortes é o VÍDEO

O Grupo Facebook fez, em 2018, um fortíssimo investimento nas suas plataformas (Whatsapp, Facebook e Instagram) no que diz respeito aos vídeos. No Insta, as STORIES ganharam novas funcionalidades e estão com cada vez mais engagement. Isto quer dizer que em 2019 (que é como quem diz, já!) deve explorar ao máximo as INSTA STORIES e IGTV!

Vamos lá pensar na raíz da coisa: O Instagram ganha dinheiro com o simples facto dos seus utilizadores passarem tempo na plataforma. Logo, tudo fazem para que isso aconteça. Logo, se existe um investimento tão grande no desenvolvimento desta funcionalidades (que envolve muitos milhões) significa que os analistas concluíram que esta era a melhor forma de “prender” os utilizadores.

Então pergunte-se: Se “os criadores” concluíram que é nas INSTA STORIES que os utilizadores mais se envolvem, devo ir em sentido contrário? 

Três palavras para responder a essa pergunta: NÃO! NEVER! JAMAIS (em francês ok?)!

Dentro deste “plano de acção” para 2019 temos de dar muita atenção a:

  • Realidade Aumentada nas Stories
  • LIVE, LIVE e mais LIVE (só não seja aborrecid@!)
  • Videos Verticais (crucial!)
  • Ações dentro das Stories
  • Funcionalidade de compras diretas no Instagram

Querias saber, não querias? Também eu!

A verdade é que este é o campo onde não existem fórmulas mágicas. É por isso que o trabalho de segmentação (que tipo de pessoas eu quero que me sigam nas redes sociais) e de análise de performance (que tipo de pessoas já me seguem nas redes sociais) é tão importante. No entanto, existem algumas DICAS que resultam sempre bem. A primeira dica é que deve (tem de!) compreender o seu público. O ciclo de workshops o “Essencial  de Marketing Digital para não Marketers” (clique para mais detalhes) é um excelente investimento.

Mas até lá, tenha em mente estas ações para Instagram em 2019:

  • Conteúdos “Making Of” e “Behind the Scenes”
  • Conteúdos gerados pelos consumidores do produto ou marca
  • Tutorials 
  • O lado HUMANO da empresa
  • Conteúdos divertidos e de espírito positivo
  • Casos de sucesso
  • Contar estórias (Story Telling)
  • Mostrar a equipa

Chegou até aqui?

Então está no bom caminho para que promova o seu negócio com eficácia no Instagram!

Se pretender aprofundar estes conhecimentos, espero por si no workshop específico “INSTAGRAM LIKE A BOSS” (clicar para mais informações)

Ah, já me esquecia! Deixe outras dicas nos comentários aqui em baixo! E já agora, deixe também o seu perfil de Instagram 🙂

Dan

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